Header Ads

Haikyuu!! - cap 268 - O que é vontade?

De novo e de novo. Já faz um tempo que venho introduzindo os capítulos de Haikyuu dizendo algo como “dando continuidade ao jogo da Nekoma” e, querendo ou não, parece que as coisas continuarão assim por um tempinho. Novamente este capítulo deu continuidade  ao jogo da Nekoma, e eu estou começando a achar que veremos esse jogo até o fim. Bom, diferentemente das últimas semanas, onde tivemos capítulos consideravelmente “ok” de Haikyuu, dessa vez tivemos um capítulo excelente.



A Nekoma finalmente caiu na real. O óbvio enfim ficou óbvio para todos. Os jogadores da Nekoma conseguiram perceber que o foco da Sarukawa é realmente o levantador deles; conseguiram notar que eles estão enfrentando e continuarão a enfrentar uma batalha de resistência. E então, como encarar isso? Os jogadores da Nekoma nem demonstraram temor, apenas bateram um papinho, beberam uma aguinha e seguiram em frente como se nada estivesse acontecendo.


No caso, a ideia inicial deles era de dar total apoio ao Kenma, fazendo com que ele recebesse menos bolas e viesse a se cansar menos, mas esse tipo de estratégia iria gerar um resultado extremamente negativo. Veja bem, antes um cansado do que todos, não concorda? Se todos começassem a sair de suas zonas de conforto para tirar o Kenma do sufoco, além do próprio levantador, todos os outros jogadores se cansariam ainda mais, fazendo com que perdessem a vantagem do recebimento e adaptação.




Contudo, mesmo que essa estratégia tenha sido negada pelo próprio Kenma, ele sugeriu algo mais interessante. No caso, ao invés de se esforçarem mais por ele, apenas serem mais “cuidadosos” com ele. Não sei se essa é a palavra certa para se usar, mas creio que sirva. A ideia em si é deles facilitarem os lançamentos do Kenma com bons recebimentos — de preferência altos — já que com boas recepções, ele não precisará se esforçar muito para fazer bons levantamentos, guardando um pouco de energia para jogadas mais “ousadas”.


Após essa mudança por parte da Nekoma, o jogo seguiu com longos rallys — como o esperado. As duas equipes são fortes defensivamente falando, então, para a existências desses rallys não é surpresa para ninguém. Porém, como a Nekoma está se esforçando para conseguir a melhor recepção possível, esses rallys estão se expandindo cada vez mais. Apesar dos pesares, Kenma continua se cansando cada vez mais, podemos perceber até que sua concentração inabalável está quebrando aos poucos. Mas, isso não foi motivo para preocupação, pois em um levantamento quase que mínimo por parte de Kenma, o segundo set foi resolvido após 57 pontos (somados entre as duas equipes).


O capítulo no geral foi excelente, mostrando que o Kenma, apesar de odiar se esforçar, nunca desiste, mesmo que demore ou seja quase que impossível para ele. É até interessante ver que ele não tem o “poder da vontade”, pois não se esforça tanto como os outros, mas em contrapartida, seus companheiros veem o Kenma como o mais esforçado da equipe. Esse contraste por parte dos jogadores da Nekoma foi algo legal de se ver. Aliás, o que esse capítulo deu a entender é que o “poder da vontade” do Kenma é a sua própria equipe. Agora que esse segundo set se encerrou, creio que o Kenma irá descansar um pouco, para caso tenha um algum problema no terceiro set. Bom, só nos resta esperar pra ver, não é mesmo?


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.