Header Ads

Kingdom - caps 527 e 528 - Povo Quanrong

Como prometido no último capítulo, Hara — autor de Kingdom — voltou a focar em Yotanwa e seu exército, dando prosseguimento à sua batalha — um pouco mais afastada do conflito central.



Há alguns capítulos, Riboku havia condecorado Shunsuiju como supremo comandante e pediu para que ele fosse para o local onde Yotanwa aterrorizava o exército de Zhao com seus guerreiros bestiais. E como esperado, Yotanwa realmente estava vencendo com vantagem, mesmo com 40 mil homens a menos, os guerreiros da tribo da montanha são muito — põe muito nisso — superiores individualmente aos guerreiros de Zhao. Sendo assim, os mesmos estavam sendo massacrados.


Entretanto, Shunsuiju, ao chegar no local, logo colocou uma estratégia em ação, que possuía como finalidade atingir a moral dos guerreiros das montanhas, após matar alguns guerreiros como se fossem ratos na frente da própria Yotanwa; uma espécie de provocação. Mas, creio que essa ação não tinha como objetivo afetar a moral deles em si, tenho certeza que Shunsuji já sabia que eles ficariam furiosos — e foi justamente isso que aconteceu. Por fim, o supremo comandante de Zhao fez todo seu exército recuar, atraindo o povo da montanha para uma armadilha mortal.



Shunsuji atraiu a todos para a cidade de Ryouyou, que, no caso, é uma cidade misteriosa até mesmo para os habitantes de Zhao. Quando chegam lá, é dito que a cidade é governada pelo povo Quanrong (ou Dog Rong), um grupo étnico “ancião” que vivia na região Noroeste da China. Os Quanrong eram classificados pelos chineses como “Qiang”, um nome que foi dado a vários grupos de pessoas em diferentes períodos na China antiga. As pessoas “Qiang” são associadas ao tibetano-birmanês, uma das línguas sino-tibetanas. Aliás, apesar dos Quanrong serem “Qiang”, eles são considerados como membros do ramo tibeto-burman, que também é uma das línguas sino-tibetanas. E para quem ainda não entendeu o que são essas “línguas sino-tibetanas”, resumindo: são uma família de 400 línguas faladas no Leste Asiático, Sudeste Asiático e Ásia do Sul. Continuando, os Quanrong foram os responsáveis pela queda da Dinastia Zhou (ou Chou, Chow e Jou), uma das primeiras dinastias chinesas. Vale lembrar que a Dinastia Zhou foi a dinastia com maior duração em toda história da China, e as tecnologias da “Era do Ferro” foram introduzidas na China neste período.



Enfim, Shunsuji se aproveita dos Quanrong para iniciar um contra-ataque contra o exército bestial de Yotanwa. Pela lógica, como a cidade Ryouyou é basicamente independente de Zhao, eles não poderiam estar se lixando menos para essa guerra, mas… parece que Ribouku há algum tempo já vinha agradando esse povo, tentando “amansá-los”. Por conta disso, por saber que Shunsuji estava ali por conta de Riboku, o rei dos Quanrong concordou em ajudar. É interessante notar, que assim como os Xiongnu, um povo nômade da Ásia Central, vieram dos Quanrong, e aparentemente as tribos das montanhas da área equivalente a Quin também descendem dos Quanrong.


Aliás, ver que o Shunsuji sabe o idioma dos Xiongnu fluentemente é algo bastante interessante, pois passa a sensação que ele, talvez, foi criado em meio a esse povo. Será que o Shunsuji é um Xiongnu? Depois do capítulo 528, estou começando a achar que sim. Bom, assim como o rei dos Quanrong disse, ele deve ter um passado interessante, e eu espero que esse passado venha à tona em algum momento. Provavelmente virá, mas não acho que será agora, pois creio que daqui a pouco voltaremos a acompanhar a batalha principal novamente. E então, será que Yotanwa e os guerreiros das tribos das montanhas darão conta? Vale lembra que o Shumen, guerreiro mais forte da tribo Chouga Fang — tribo mais forte das montanhas — foi derrotado facilmente. Estou ansioso pelos próximos capítulos.


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.