Header Ads

Resenha: Pokémon Red, Green & Blue - Início da saga de Kanto!

Olá, pessoal! Quem está aqui de novo sou eu, Tamao-chan, e venho com mais uma resenha. Este é o primeiro "não shoujo" que escreverei sobre no mangá21. Depois de muito Ao Haru Ride e Lovely Complex, agora é a vez de Pokémon!

Na verdade, há uns cinco anos, eu já havia lido boa parte da obra pela internet. Naquela época eu não fazia ideia de que o mangá seria lançado no Brasil. Como era 2012, achei melhor, sei lá, dar uma olhada, e conferir sobre o que as outras pessoas estavam falando... sabe... dos pokémons morrerem. E, por esse fato, o mangá se tornou um jogo de sobrevivência, onde os humanos precisam criar estratégias para ele e seus pokémons continuarem vivos.

Não diria que o mangá de pokémon tem uma pegada mais real no anime, porém ele se torna muito mais especial quando vemos que pessoas que poderiam ter chance nenhuma de sobrevivência conseguem se sair bem, e que todo o mangá foi criado em base no jogo. Enquanto os autores jogavam, a história estava sendo criada, e todos os personagens foram tomando forma. Inclusive em várias partes do mangá têm mapas do jogo original, o que enfatiza ainda mais que os autores tiveram ideias de história e desenho com base nele.

A História

A história do mangá é de Red, um jovem treinador que decide ser um mestre pokémon. O primeiro pokémon dele é um Poliwag, e o que conseguiu com o professor Carvalho é um Bulbassauro. Com a pokédex, ele precisa obter todas as informações possíveis de cada pokémon que capturar, e saber os nomes de cada um que vir, porque são importantes para fins de pesquisas do próprio professor Carvalho, pesquisador da cidade de Pallet.

Inicia-se a aventura!
Mas, ao longo de sua aventura para conseguir conhecimento e captura de Pokémons, além de novas insígnias, Red descobre que a situação que é ainda mais séria, principalmente quando descobre os planos da Equipe Rocket, a qual também tem feito pesquisas com alguns pokémons e também tem intenções malignas.

Tentei resumir da maneira que deu, então vamos ao mangá em si. Se você procura um mangá com traços bonitos e perfeitos, esqueça este. Não que ele não seja bem feito, porém em muitas cenas os personagens são desenhados de maneira muito desleixada. Porém, apesar desse "defeito", a qualidade da história não cai de jeito nenhum. Ainda mais com os personagens carismáticos que Red encontra em sua jornada.

Red é um menino que ninguém dá nada por ele, mas sempre tem uma carta na manga. Apesar de ser um pouco esquentado, também consegue ter pensamentos rápidos quando o local é propício para a sua capacidade de observação e perspicácia.
 Green é o neto do professor Carvalho, é aquele rival que a gente sacaneia com o nome na hora do "batismo" no jogo. Diferente do rival do anime, que é mulherengo e não faz questão nenhuma de esconder isso, ele é mais sério e compenetrado, não gosta de se misturar, além de ser famoso e um exímio treinador que faz de tudo para ultrapassar Red, além de querer enfrentá-lo e ser o melhor treinador de Pallet.


Blue é aquela menina que é excluída no jogo porque ela aparece como opção de gênero em Pokémon FireRed & LeafGreen. Enfim, além de ser uma ladra, também é uma garota com a cabeça de uma estrategista de verdade. Não tirem sarro dela, pois sempre surpreende com sua artimanha e técnica. Se um plano falha, outro sempre dará certo.


Além desses personagens, Red também conhece o cientista Bill, que ajuda nos transportes de Pokémons para o professor Carvalho, auxiliando em suas pesquisas, os líderes de ginásio, os quais escondem grandes segredos e alguns coadjuvantes simpáticos.

E todas as edições mostram detalhes das aventuras de Red. Os mapas são muito bem feitos, mostra os níveis de cada Pokémon, além de colocarem na contracapa imagens de cada Pokémon que foi apresentado nos capítulos.

Cada volume tem um mapa resumindo toda a aventura
Além disso, tem o nível de cada Pokémon do treinador
E também mostra alguns pokémons que encontrou em seu caminho. Esta parte são os títulos de cada capítulo, porém Red encontra muito mais que só esses que aparecem na contracapa.
Bom, acredito que isso é tudo o que preciso dizer sobre o mangá. Espero que, quem for ler, aprecie a obra. Quem já leu, espero que tenha gostado. Até o próximo artigo!

Ficha técnica:
  • Pokémon Red, Green & Blue
  • Editora Panini
  • Coleção completa em 3 volumes
  • Autores: Hiderori Kusaka (roteiro) e Mato (Arte)
  • 13,8 x 20 cm
  • Capa dura
  • 208 páginas 
  • Preto e branco

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.