Header Ads

Haikyuu!! - cap 259 - De zebra para corvo

Antes de mais nada, já leu minha resenha sobre Mushishi? Não? ENTÃO VAI LER! E se não tiver lido Mushishi ainda, faça-me o favor de começar imediatamente! Aliás, logo em seguida, assista ao anime também!

Sim, eu me aproveitei da introdução desse post para me autopromover. Excelente, não? Enfim, como o título desse artigo já deve ter entregado, eu — Nomichi — irei semanalmente fazer análises dos capítulos de Haikyuu!!. Não sei quando, mas uma hora ou outra devo fazer uma resenha geral da obra, mas enquanto ainda não crio vergonha na cara para isso, vou apenas seguir fazendo review capítulo por capítulo mesmo.


O jogo entre Karasuno e Inarizaki continua. Eu vi muita gente reclamando que não está havendo progressão, até porque já se passaram uns 10 capítulos e o primeiro set ainda não acabou. Além do mais, também vi gente reclamando que o Hinata continua a mesma “coisa”, estão insinuando que ele não evoluiu em nada. Essas duas críticas que citei agora são extremamente idiotas, é claramente notável que o jogo está sim progredindo, e é igualmente notável que o Hinata também está demonstrando que evoluiu. É óbvio que ele não vai virar um “craque” da noite pro dia, mas nos últimos capítulos temos visto cada vez mais o garoto fazendo coisas que antes ele não conseguia fazer. Nesse último treinamento antes do torneio, basicamente ele desenvolveu visão de jogo, e agora ele vem aperfeiçoando cada vez mais sua recepção e bloqueio. É apenas uma questão de tempo até ele se tornar um jogador completo. Outra coisa, sobre a progressão, se tratando de Haikyuu, está bem normal. Sério que essa galera ainda não se acostumou com a duração dos jogos em Haikyuu? Tá certo que grande parte das partidas terminam em menos de 10 capítulos — isso é óbvio — mas jogos importantes costumam durar bastante, o jogo contra a Shiratorizawa que eu diga. Provavelmente ainda terão mais 10~15 capítulos até essa partida — que até agora está excelente — se encerrar.

A demora na progressão em si é justamente por conta da importância dessa partida, assim como já disse antes. A autora (ou autor) está usando dessa partida para desenvolver alguns personagens, sendo um deles o próprio Hinata. A cada capítulo temos a adição de algo novo em um personagem já conhecido. Assim como estamos vendo o Hinata agir de forma diferente, já vimos o Kageyama, Asahi e Tsuki agirem de forma “diferenciada”. Aliás, eu aposto que no próximo capítulo teremos mais desenvolvimento do Yamaguchi. Todos estão evoluindo — a passos lentos — mas ainda sim estão mudando para melhor. Além disso, a Inarizaki ficou em 3º lugar no último torneio, não é “qualquer bosta”, é óbvio que vai ser um jogo difícil e demorado. Eu até acredito que no final a Karasuno venha a perder. Em um sentido narrativo, seria muito melhor se a Karasuno perdesse, pois isso iria deixar um gosto amargo na boca de todo mundo. Não iria ter o jogo contra a Nekoma, o pessoal do 3º ano iria embora, novos personagens entrariam e um sentimento de “quero mais” ia surgir dentro do pessoal da Karasuno. Querendo ou não, esse jogo contra a Inarizaki é muito importante, se a(0) autora(o) quiser ela(e) pode mudar o rumo do mangá a partir daí.

Mesmo quando se “acostumam” com a presença do Hinata, logo já caem na “armadilha” dele novamente. O Hinata quase todo capítulo está demonstrando algo de novo, então a galera da Inazaraki tenta não focar tanto nele, mas está se tornando quase que impossível para eles. E essa é justamente a estratégia que a Karasuno tanto adora.

É interessante que depois de alguns capítulos com a Karasuno “sofrendo” para alcançar a pontuação da Inarizaki, ela finalmente conseguiu se manter sempre com uma pequena diferença na pontuação. É importante entender que a Inarizaki é uma equipe conhecida, já a Karasuno não, então a falta de informação sobre a equipe dos corvos é gigantesca. A galera da Inarizaki a cada novo lance tá ficando cada vez mais perdida. E mesmo que de forma não proposital, o pessoal da Karasuno está aprendendo e utilizando “movimentos” novos durante essa partida. A falta de informação que já existia antes está fora de controle agora. Aquela batalha de ritmos que as torcidas estavam disputando não incomoda mais, não tanto como antes. Os jogadores já se acostumaram com aquilo. A partida agora se resume a habilidade. A equipe mais habilidosa e mais adaptável irá vencer essa disputa. Ninguém tava levando fé na Karasuno, agora que os torcedores notaram que pode dar merda pro lado da Inarizaki. A Karasuno de corvo pode virar zebra. Entretanto, é óbvio que a maioria não conhecia/subestimava a Karasuno, então, na verdade, a equipe pode de zebra virar um verdadeiro corvo.

Só uma pergunta aleatória mesmo: aquele Alan da Inarizaki é brasileiro? Parece que sim, né? Eu deduzo que um dos pais dele seja brasileiro e outro logicamente seja japonês. Venho pensando nisso por conta de duas coisas: o nome e a aparência bem característica. Seria bem legal se ele realmente fosse descendente de brasileiro, pois novamente Haikyuu estaria fazendo uma referência ao nosso país.

Aliás, é Alan mesmo? Pode ser que seja Aran, né? Por via das dúvidas, é Alan e ponto final.

Concluindo, esse capítulo 259 mais uma vez teve como objetivo desenvolver aos pouquinhos os personagens da Karasuno. Lembrando que até mesmo os gêmeos já tiveram destaque, mas ultimamente eles estão meio apagados. Agora teremos que ver como irá reagir o Yamaguchi, já que o ponto de reset dele está tapado. O garoto está muito nervoso e não está conseguindo se concentrar de maneira alguma. Foi muito legal o último quadro meio que mostrando a barulheira infernal que está tomando conta da quadra naquele momento. Eu não acho que Yamaguchi vá ferrar com tudo, até porque quase sempre ele erra, já tá me deixando triste ver ele triste. Bom, no próximo capítulo veremos se ele irá ou não decepcionar, mas creio que ele conseguirá dar um reset em seu ponto de reset e irá pontuar. Na verdade, seria muito legal se ele fizesse uns dois pontos e deixasse o jogo 24 a 22 para Karasuno, seria um destaque excelente para o personagem que ultimamente está bem apagado. No geral, um bom capítulo. Haikyuu tem mantido uma boa sequência de bons capítulos durante esse arco do torneio.



Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.