Header Ads

Haikyuu!! - cap 260 - A morte do homem começa no instante em que ele desiste

Que capítulo rápido, não? Eu pisquei e ele simplesmente acabou. Um capítulo ágil, sem muitas falas e — claro — muito bom. Como de praxe, Haikyuu novamente nos presenteou com mais um excelente capítulo que nos faz desmaiar — por pelo menos três vezes — durante a leitura. Na verdade, acho que Haikyuu nunca teve um capítulo que eu possa abertamente chamar de “ruim”, a qualidade dos capítulos sempre variou de “mediano” para “masterpiece”. Enfim, isso não importa agora, esse tipo de “papo” é assunto para outro dia, o que verdadeiramente importa neste momento é especificamente o capítulo 260, ou melhor, o aulão de perseverança da(o) Haruichi.

O que um professor não faz pelo seu aluno, não é mesmo? De jogador de vôlei para maratonista, o cara é bom mesmo

Transtorno de ansiedade
, conhecem? Provavelmente sim. Seria forçação de barra dizer que o Yamaguchi possui essa doença psicológica que afeta em massa a população mundial? Talvez. Contudo, o personagem em si dá indícios disso, mas não é nada oficial. Porém, em um contexto geral, acredito sim que o Yamaguchi possua esse transtorno. Afinal, onde quero chegar com esse papo? Bem, imaginem só uma pessoa introvertida, com transtorno de ansiedade, que simplesmente se torna o centro de atenção de centenas de pessoas e que ainda por cima tem uma grande “importância” em mãos. Imaginaram? Pois é, galera, não é fácil não. Aliás, nesse tipo de ocasião, a pessoa em questão basicamente desliga, e a concentração que ela tanto desejava vai pro espaço. No caso, o Yamaguchi precisa sempre de um ponto de reset para conseguir se manter concentrado, isso já foi explicado antes. E o que exatamente é um ponto de reset? Isso também já foi explicado, mas é basicamente um ponto onde você deve focar toda sua atenção com o objetivo de limpar sua mente, obtendo assim concentração o suficiente para continuar o que estava fazendo. Contudo, quando esse ponto de reset não existe mais, o que a pessoa deveria fazer? “Ora bolas, basta ela encontrar um novo ponto de reset! Qual é a dificuldade?”, pensou o leitor esperto. Vocês precisam ter em mente que uma pessoa desesperada não vai conseguir tão facilmente encontrar um novo ponto de reset, na verdade, essa pessoa vai ficar ainda mais desesperada. Fica bastante explícito que o Yamaguchi trava, ele não consegue mais fazer nada além de ficar parado. E é justamente nessa parte que entra uma das coisas mais legais do capítulo, que no caso, é o professor dele correndo e criando — em meio a multidão — um novo ponto de reset para o Yamaguchi. Um ponto de reset tão chamativo quanto o outro, perfeito para uma pessoa desesperada — ainda por cima — totalmente travada e perdida. Graças a esse novo ponto de reset, Yamaguchi conseguiu se concentrar e ainda por cima conseguiu marcar — deixando a Karasuno em vantagem.


Essa parte do Yamaguchi ocupou as páginas iniciais, poucas páginas, diga-se de passagem, mas ela foi extremamente interessante pela quantidade — quase que mínima — de falas. Após isso, finalmente entramos na parte onde a desistência é posta em cheque pela Karasuno. O título deste artigo tem um propósito, não é só pra deixá-lo mais cult ou coisa do tipo. Para quem não conhece, essa frase pertence a Albino Teixeira, no caso, eu dei uma pequena adaptada nela para ficar totalmente integrada ao tema do artigo em si: “A morte do homem começa no instante em que ele desiste de aprender”. Há quem diga que essa frase é apenas uma asneira filosófica, e talvez seja mesmo, até porque ao meu ver a morte do homem começa no instante em que ele nasce, mas interpretando essa frase de uma forma geral, ela até que faz sentido, não? Entretanto, no contexto desse capítulo, a desistência realmente traz o mesmo significado da morte. Já viu alguém perder e não ficar triste? Olha, a pessoa pode até demonstrar não estar triste, mas lá no fundo, ela está muito triste sim. Agora imagine só você perder por não ter se esforçado ao máximo. Creio que perder dessa forma seja a pior forma possível. É uma forma bem amarga de se perder, na verdade. Tão amarga quanto a morte.

Certa vez, Muhammad Ali disse: “Eu odiava cada minuto dos treinos, mas dizia para mim mesmo: Não desista! Sofra agora e viva o resto de sua vida como um campeão”. O que a gente pode entender disso? Desistir pode sim evitar que você sofra, mas desistir também pode fazer com que você sofra — ainda mais. A desistência é algo abominável? Não, muito pelo contrário, existem momentos em que você deve desistir sim, mas também existem momentos que você nunca deve desistir. Este capítulo 260 de Haikyuu!! nos mostra justamente uma vertente dessa ideia. Um time juvenil — considerado uma zebra — disputando de igual pra igual com uma escola que ficou no top 3 do último intercolegial. Desistir é aceitável? Apenas vejam tudo o que eles já enfrentaram para chegar até aqui, eu aposto que nunca passou pela cabeça dos jogadores da Karasuno a ideia de desistir. Isso é incrível.



Um capítulo muito curtinho até. Não teve muita coisa, mas olhando por outro lado, teve sim muita coisa. No próximo capítulo possivelmente teremos o encerramento desse primeiro set, e como provavelmente será uma parte de três sets completos, ainda teremos muitos e muitos capítulos incríveis como esse. De fato, Haikyuu!! é um dos melhores — senão o melhor — mangá shounen da atualidade.

Esse quadro, para mim, foi um dos destaques desse capítulo. É incrível como ele passa uma sensação de solidão e ao mesmo tempo de concentração.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.