Header Ads

Haikyuu!! - cap 265 - Bombaim vs. Singapura

Este capítulo 265, pra variar um pouco, teve como foco a partida da Nekoma vs. Sarukawa. O interessante desta partida, no caso, é que as duas equipes são basicamentes focadas na defesa, não no ataque em si. Entretanto, é óbvio que a Nekoma possui certa vantagem sob a Sarukawa nesta área. Então… por que diabos a Sarukawa continua forçando a Nekoma a jogar na defensiva? Eles não vencerão dessa forma… vencerão?


O capítulo se iniciou com uma espécie de flashback, na verdade, se for pra levar no pé da letra, o capítulo inteiro é um grande flashback, já que está se passando há 30 minutos com relação ao fechamento do primeiro set do jogo da Karasuno. Enfim, mas isso é balela… Voltando para o foco principal, como ia dizendo, este capítulo se iniciou com um flashback, onde o grande foco foi basicamente Kenma — o levantador gênio da Nekoma. Sendo sincero, apesar de não estar esperando por um capítulo inteiro focado em outra equipe em meio a ascensão da partida da Karasuno, não foi ruim. Foi uma boa surpresa, eu diria. O(A) autor(a) de Haikyuu está se aproveitando deste intercolegial para desenvolver alguns personagens, assim como vimos bastante do Ryuu no primeiro set, devemos ter outro personagem como foco no segundo set. Seguindo esta mesma lógica, é possível que os próximos capítulos se foquem nesta partida da Nekoma, tendo como objetivo desenvolver o Kenma.



O flashback, no geral, quis mostrar que o Kenma tem suas próprias convicções e, mesmo que não demonstre tanto interesse nas coisas, tem uma espécie de persistência pulsando dentro de si. Desta forma, creio que nos próximos capítulos seremos capazes de visualizar melhor esta “persistência” reprimida do personagem. Aliás, posso estar ficando louco, mas não lembro de ter visto uma partida sequer onde o Kenma deu tudo de si, então, creio que a hora seja agora.



Na introdução deste artigo, joguei no ar algo que foi demonstrado neste capítulo, que no caso, seria a estratégia da Sarukawa perante a Nekoma. É sabido que o Nekomata — treinador da Nekoma — utilizou-se de toda sua experiência para criar uma defesa quase que impecável. Os jogadores da Nekoma possuem uma gigantesca facilidade para buscarem as bolas mais difíceis, além, claro, do forte bloqueio da equipe. Entretanto, o treinador da Sarukawa foi treinado pelo próprio Nekomata. Ou seja, o treinador da Sarukawa está aplicando na sua equipe a mesma coisa que o Nekomata vem aplicando na Nekoma há anos. Porém, apesar de conseguir impor uma espécie de padrão na equipe, é óbvio que a Sarukawa é inferior a Nekoma em um parâmetro geral. Sendo assim, os jogadores da Sarukawa resolveram “brincar” de atacar. Dessa forma, ao receber quase que todas as bolas, a Nekoma está sendo obrigada a atacar mais. Então, pela lógica, Kenma está tendo que cada vez mais fazer levantamentos. Entendeu? A estratégia da Sarukawa é de cansar e tirar de jogo o cérebro (levantador) da Nekoma, que não possui tanta energia e resistência física como um jogador “normal”.




Será que finalmente veremos Kenma romper seus limites e dar tudo de si? Eu não sei, mas tenho a sensação que sim! Aliás, se o foco a partir de agora for nesta partida, creio que acabará o mais rápido possível, até porque não faz sentido o(a) autor(a) ficar 50 capítulos focando em uma equipe “secundária”.

No geral, foi um capítulo que se iniciou de uma maneira bastante tranquila, mas que ao passar das páginas, foi se tornando cada vez mais tenso. Sendo sincero, eu gostei do capítulo, e ele não foi ruim, foi um capítulo normal. Quero muito continuar assistindo esta partida da Nekoma, mas… EU TAMBÉM QUERO VER A KARASUNO, POH! Ei, são 5 sets? Sério? Eu estava pensando que eram apenas 3 sets… ME DESCULPEM POR ISSO!

Caso não tenha entendido o título do artigo, por favor, procure por essas espécies de gatos no google!

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.