Header Ads

Resenha: Vitamin - Sobre ela, sobre falsos amigos, sobre violência física e mental


Hello pessoas da Terra, espero que todos estejam bem, assim como eu.

Inicialmente, gostaria de declarar que a resenha desta semana teve uma grandiosa participação de uma amiga minha, já faz algum tempo que conversamos e ela me disse para ler Vitamin e chorar em seus ombros quando terminasse. Ainda não corri para nossas mensagens, pois antes gostaria de falar aqui, com vocês, e dizer minhas impressões de um mangá forte dependendo do ângulo que se olha.

Vitamin é um mangá de volume único com três capítulos publicados, o qual vocês podem encontrar em qualquer lugar na internet ou em sites caso queira-o físico. Decidi falar sobre ele nesta semana por ser uma leitura que me fez pensar ainda mais sobre como o ambiente escolar pode ser infinitamente cruel, a ponto de fazer muitos desistirem de frequentá-lo. Isso é algo muito presente na vida de vários estudantes, acredito que por este motivo minha mente disse: só vai, mulher.

O mangá de Keiko Suenobu conta a história da colegial Sawako Yarimizu, que tinha sua vida escolar sob controle, com amigos, namorado e notas em dia. No entanto, um colega de classe a flagra junto de seu parceiro em uma sala de aula num momento inapropriado, a partir deste dia sua vida desmorona e Sawako precisa lidar com agressões físicas e psicológicas na escola. Tendo seus amigos se tornado inimigos e agressores, qual será a vitamina da colegial para passar por este período? Esta é a questão abordada na história.





Dependendo do ângulo que vocês olharem, a narrativa contém alguns pontos parcialmente chocantes, onde são apresentados cenas cruéis de bullying. Talvez não tão pesados assim, mas sem dúvida é algo que nos paralisa inicialmente. Num determinado trecho da história, as amigas-não-amigas de Sawako tiram sua roupa no vestiário e pintam seus seios até conseguirem formar o desenho de um panda; existem muitas garotas no local e nenhuma ajuda a protagonista, fato que torna tudo mais doloroso de se ver.

Quando seu namorado termina o relacionamento por uma mensagem de texto e todo mundo o trata como vítima da relação, os acontecimentos ruins parecem triplicar na vida de Yarimizu. O bullying por si só já a deixa desestabilizada emocionalmente, porém, ao acharmos que a personagem está perdida ­– entendam isso aqui como incrivelmente mal –, vemos o sofrimento dela se agravar ao ver sua mãe não dar tanta importância para ela.

Apesar de Keiko ter nos apresentado a visão da protagonista para com sua mãe, podemos enxergar que esta não sabia da condição da filha assim como não a compreendia, isto só resultou em mais pressão psicológica na Sawako para se tornar uma excelente filha e dar orgulho a sua família. Quando ela decide não comparecer mais a escola, existe toda uma rejeição implícita da mãe, mas é nesta fase que a personagem entende a si própria e encontra sua vitamina para combater e superar o bullying.

Sawako sempre sonhou em ser mangaká e, ao encontrar suas histórias inacabadas, o desejo de voltar a desenhar retorna ajudando-a a colocar a mente no lugar. Vocês vão ver ela tendo uma recaída ao receber uma carta dos colegas pedindo para que retornasse a escola, mas isto não passava de mais uma crueldade deles, é neste momento que sua mãe toma conhecimento dos acontecimentos e começa a apoiar Yarimizu nas suas decisões.



  
Eu, particularmente, tenho algumas ressalvas quanto ao mangá que, apesar de ser um único volume, poderia ter trabalhado melhor a mente da protagonista e nos deixar vivenciar de um jeito mais forte seu sofrimento. A questão com o namorado dela também poderia ter sido abordada com mais afinco para nos fazer entender quão mau caráter ele era.

Em alguns momentos, principalmente no início da narrativa, Keiko tenta mostrar como Sawako finge gostar de certas coisas para agradar seus amigos e namorado, acredito que ela poderia ter estendido estes momentos e nos apresentar melhor a mente da personagem e a forma como ela se sentia ao fazer aquilo que os outros gostavam.

Apesar disto, o mangá é bom e vale a pena ser lido. Uma das questões passadas de raspão (que deveria ter sido melhor abordada) é a omissão de pessoas para com o sofrimento alheio; um professor sabia levemente do bullying aturado por Sawako e não fez absolutamente nada para ajudá-la. Isto é algo que deveria ter sido mostrado mais vezes durante a narrativa, pois acredito no enriquecimento da história com este ponto sendo explorado, assim como nos mostraria algo incrivelmente recorrente.


Estas são minhas impressões e análise sobre Vitamin, é bem provável que muitos de vocês gostem do mangá sem tirar nem pôr, ele é bom no fim das contas por se tratar de um tema recorrente com milhares de pessoas. Eu diria para vocês refletirem sobre suas ações quando terminassem de lê-lo, da mesma forma que gostaria que vocês se atentassem nos pontos mais fracos do mangá, talvez existam mais detalhes para serem observados do que minha mente e olhos capitaram. 

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.